top of page

O que é holding familiar?

  • Foto do escritor: Carolina Fernandes
    Carolina Fernandes
  • 30 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2023



Holding familiar é uma forma empresarial organizada por membros de uma família, cujo maior objetivo é diminuir os custos da sucessão dos bens e ativos da família.


Quando vale a pena ter uma holding familiar?

Se você está pensando em criar uma holding familiar, é importante entender os principais benefícios que essa estrutura pode trazer. Com a holding, você pode gerir seus ativos de forma mais eficiente e com maior controle. Ao adquirir o controle de empresas comerciais ou companhias de seguros, você pode ter mais flexibilidade para tomar decisões financeiras, além de proteger sua propriedade e transmitir seu patrimônio para as gerações futuras.

A gestão coletiva de ativos oferece uma série de vantagens, como maior coordenação de investimentos e alívio na tributação. Com a holding, você pode garantir a proteção dos seus ativos e da propriedade da sua família, além de reforçar o contexto da sucessão familiar. E não se preocupe: ao contar com a assessoria de um advogado especialista em holdings, você pode ter certeza de que todas as etapas do processo serão conduzidas com segurança e eficiência. Aproveite as vantagens da holding familiar e invista no futuro da sua família e do seu patrimônio.


É claro que existem custos para a criação e manutenção de uma holding familiar, mas tais custos muitas vezes são compensados ​​com o ganho a longo prazo de segurança e controle financeiro. Além disso, ao optar por essa formação, a família pode usufruir de benefícios tributários, uma vez que a maneira como o imposto deve ser calculado é diferente da forma como é feito com outras formas de negócios.


Quais as principais vantagens de criar uma holding familiar?

Com uma estrutura de holding, você pode criar um ambiente de segurança financeira para seus negócios e proteger seu patrimônio de forma eficaz.

Além da proteção patrimonial, a criação de uma holding familiar também pode resultar em redução de custos, otimização fiscal, redução do risco e uniformização do grupo empresarial. Isso ocorre porque, ao separar os bens privados dos bens comerciais, a holding familiar evita que os primeiros sejam comprometidos com eventuais perdas nos últimos.

Outra vantagem da holding familiar é a possibilidade de gerenciar os negócios de forma centralizada, o que pode reduzir os custos de gestão e facilitar a organização das atividades empresariais. Além disso, a concentração de todas as atividades em uma única entidade permite um aconselhamento fiscal mais eficaz, o que pode resultar em maior otimização fiscal.

A holding familiar também ajuda a reduzir o risco ao reduzir a exposição ao mercado. Mesmo que alguns negócios não sejam bem-sucedidos, outros podem compensá-los, garantindo a continuidade dos negócios. Por fim, a criação de uma holding familiar pode uniformizar a imagem do grupo empresarial, tornando-o mais forte e credível.

Comments


1/5
bottom of page